Debate · Diversos · Vida

Como é depender do outro

 

Oi, gente!

No texto de hoje converso com vocês sobre um assunto que imagino que incomode muitas pessoas com deficiência, e aqui falo de varias deficiências, não só a deficiência visual. Estou a falar da dependência das pessoas.

Como dependência das pessoas, falo do fato de você muitas vezes depender das pessoas para te levar para os lugares, de você ter que “programar” sua agenda e seus compromissos não somente pensando no que você quer ou nas opções que tem disponível, mas, também, pensando na disponibilidade de quem vai te levar para o local.

É muito chato não poder simplesmente sair de casa e ir para onde você quer ou precisa ir, ter que combinar sempre com alguém com certa antecedência, mesmo que esta antecedência seja de um dia.

Quero deixar claro que não estou falando da ajuda que realmente necessitamos para atravessar a rua ou ler placas, mas, sim, da dependência na hora de nos locomovermos.

Sei que, para alguns tipos de deficiência, a dependência de outras pessoas se faz necessária pela própria gravidade da deficiência, mas, no caso da deficiência visual, este tipo de dependência não se justifica.

Talvez algumas pessoas que estejam lendo este texto não estejam entendendo o porquê desta conversa, mas este assunto é algo que deixa a maioria das pessoas com deficiência bem chateadas. Apenas quem passa por isto e se sente impotente, sem realmente poder ter uma agenda com seus próprios horários definidos unicamente por sua vontade, é quem mais sabe como isto é incomodo.

Este tipo de texto “desabafo” não é o comum aqui no blog, mas achei que deveria começar a compartilhar aqui também um pouco da minha experiência com situações que passo por ser deficiente visual, já que já faço isto no canal do YouTube no quadro “Diário De Uma Deficiente Visual”.

Se quiser, use os comentários para compartilhar suas experiências e/ou sua opinião sobre este assunto.

Espero que tenham gostado e até o próximo texto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s