Debate · Diversos · Vida

Ser deficiente visual é ser exemplo de superação?

Oi, gente!

Hoje vamos conversar sobre um assunto que gera muita polêmica para as pessoas com deficiência visual:

Exemplo de superação!

As pessoas sem deficiência veem pessoas com deficiência visual fazendo coisas do dia a dia como lavar a louça, varrer a casa entre outras e dizem que este tipo de ação é algo extraordinário e que elas são exemplo de superação.

Algumas pessoas com deficiência visual não gostam deste tipo de afirmação e dizem que realizar estas tarefas não deveriam ser consideradas como exemplo de superação já que para elas são tarefas fáceis de serem executadas mesmo com pouca ou nenhuma visão;

Apesar de respeitar a opinião destas pessoas eu discordo dela, pois, para mim, embora algumas tarefas possam ser feitas pelo tato ou por organização de espaços, é bem mais difícil e mais trabalhoso realizar tarefas que necessariamente dependem da visão. Para varrer uma casa você precisa ver a sujeira ou criar, na sua cabeça, uma sequencia de espaços a serem varridos. Para lavar um prato você precisa vê-lo para saber onde está sujo ou tentar localizar a sujeira pelo tato.

Acredito também que a experiência pessoal de cada um interfere em sua opinião sobre este assunto, além de fatores externos como a necessidade ou não de realizar estas e outras tarefas do dia a dia.

Porém, acredito que se algo depende da visão para ser feito com relativa facilidade e perfeição (ou ao menos com o mínimo de erros possíveis, como deixar passar uma sujeira ou não tirar todo o detergente ao enxaguar um copo, entre outras situações) e uma pessoa com baixa visão ou cega faz estas atividades é, sim, um exemplo de superação, pois ela superou a pouca ou nenhuma visão e está, mesmo com mais dificuldade, executando estas e outras atividades. Eu considero, sim, que esta pessoa é um exemplo de superação.

E você? O que tem a dizer sobre este polêmico assunto? Deixe nos comentários. Vou gostar de saber sua opinião.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.