Diversos · Lazer · Vida

Barbie com deficiência

 

Oi, gente!

O tema do texto de hoje é muito importante, sobretudo porque tem a ver com crianças.

No dia 15 de fevereiro deste ano a Mattel anunciou o lançamento da Barbie com deficiência física além da Barbie com prótese e com diferentes tons de pele e vários tipos de cabelo.

Confesso que fiquei muito feliz quando li sobre isso, pois, apesar de quando criança gostar de brincar com a Barbie, eu sempre achei ela perfeita demais, a pele linda, magrinha e cabelo perfeito. Eu sei que naquela época não se falava em diversidade e muito menos sobre pessoas com deficiência.

No entando, o mundo está em constante modificação e não é de hoje que lutamos por mais representatividade e inclusão, ainda mais no universo das crianças, que crescem com essa “ditadura” do corpo perfeito. E se pensarmos que, se não mostrarmos para nossas crianças a diversidade de corpos e de pessoas, elas certamente terão muito mais dificuldade para aceitar, quando adultos.

Infelizmente, ainda tem pessoas que parecem viver no passado, lá no século XVII e XVIII, onde não existia respeito nem se falava sobre pessoas com deficiência. Pois no site do G1 os comentários beiram o absurdo. Vou transcrever alguns aqui para vocês

“Imagine tu comprar uma Barbie para sua filha, ao abrir o pacote tu descobre que comprou uma Barbie Kid 3engala.”

“Quem lacra não lucra. Não comprarei nenhum desses lixos pra minha filha.”

“Barbie com prótese é imitação daquelas bonecas que ficam caindo a perna, o braço, aí tem que recolocar… nada de mais.”

“Absurdo, Vamos Processar a Mattel, Lançar a Barbie Com Deficiência Física, Barbie é Sinônimo de Beleza e Exuberância, OK.”

“ah tá nao curto nem um pouco deficiente físico, nem mental”

“A cadeirante não pode mover as pernas, caso contrário não passará de uma barbie normal sentada em uma cadeira de rodas (aí é melhor vender a cadeira em separado…)”

“Ta e se a criança quiser que ela ande, vai poder ou não? Será um milagreeee?????”

 

Esses comentários só mostram o quanto ainda temos que lutar para que pessoas que façam comentários como estes não existam mais. Em pleno século XXI, no ano de 2019, onde as pessoas com deficiência conquistaram tantas coisas, principalmente o direito de fazer parte da sociedade de forma igualitária aos demais, é simplesmente inadmissível ler este tipo de comentário.

Espero que outras empresas sigam o exemplo da Mattel e façam seus brinquedos com mais diversidade e inclusão para que as nossas crianças cresçam respeitando as diferenças e não se tornem adultos ignorantes como os que escrevem este tipo de comentários.

Anúncios

2 comentários em “Barbie com deficiência

  1. Nasci com Deficiência visual por toxiplasmose congênita. Sou portadora de Retinose Pigmentar( patologia degenerativa) e Baixa Visão. ” Em pleno século XXI, no ano de 2019, onde as pessoas com deficiência conquistaram tantas coisas, principalmente o direito de fazer parte da sociedade de forma igualitária aos demais ” . Vou completar 70 anos de verdadeira guerra contra a progressão da deficiência visual. Infelizmente o respeito a diversidade ainda esta muito longe se ser alcançada. Não será combatendo os que ignoram sobre as questões inerentes aos deficientes que conseguiremos nossas Vitórias, mas com Políticas públicas “Verdadeiras”, sendo este um tema muito diversificado, mas a inclusão deveria partir em primeiro plano como Direito à Assistência na Saúde e a Conscientização a nível de Brasil. Enquanto o Direito do Deficiente não ocorrer em sua totalidad,e não poderemos considerar este país como uma verdadeira Nação. Maria Lopes de Andrade.

    1. Obrigada pelo comentário Maria. Concordo que precisamos de políticas públicas verdadeiras mas, também precisamos que as pessoas sem deficiência nos ajude e lute com a gente e não tenha esse tipo de pensamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.