Debate · Diversos

O discurso da Primeira-dama

Oi, gente!

No post de hoje de vamos conversar sobre o discurso da Michele Bolsonaro em LIBRAS na posse do Presidente Jair Bolsonaro no dia 1° de janeiro de 2019.

Foi um momento histórico para o Brasil, sobretudo para as pessoas com deficiência já que, pela primeira vez, um discurso foi feito inteiramente em LIBRAS.

Algumas pessoas criticaram o discurso da Primeira-dama. Uns dizendo que foi apenas para elevar a imagem do Presidente, outros dizendo que o discurso tem um tom assistencialista e que duvidam que algo seja feito em prol das pessoas com deficiência para, de fato, inclui-las na sociedade.

A meu ver nenhuma destas colocações feitas é verdadeira. Não achei que foi uma estratégia de marketing, pois achei o discurso bem sincero. Também não vi nenhum tom assistencialista, pelo contrário, no discurso ela chama a responsabilidade para si de realmente olhar pelas pessoas com deficiência.

Além disto, tivemos a interpretação do Hino Nacional em LIBRAS, algo raro de se ver nos eventos, o que, para mim, demonstra que ela pensa realmente na inclusão das pessoas com deficiência para que eles tenham acessibilidade e entendam o que está acontecendo.

Por fim, tivemos a primeira surda a ocupar a Secretária Nacional das Pessoas com Deficiência ligada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Priscila Gaspar de Oliveira tem um vasto currículo de ação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, além de ser a primeira pessoa com deficiência a ocupar um cargo no alto escalão de Poder Executivo. Isto deveria ser visto como uma vitória para a categoria, mas está sendo pouco noticiado, além de pessoas estarem acusando a Primeira Dama de estar “dando emprego” para uma amiga.

Infelizmente, as pessoas não reconhecem as mudanças positivas que estão acontecendo para as pessoas com deficiência, mas eu espero que mais ações como estas aconteçam e que a sociedade comece a nos ver com igualdade e respeito.

 

Confira o vídeo sobre o assunto no nosso canal:

 

Anúncios

2 comentários em “O discurso da Primeira-dama

  1. Concordo com sua visão. Nesta luta temos que sempre olhar de forma positiva para qualquer ação que coloque os deficientes em evidencia ou que possa trazer melhorias aos mesmos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.