Independência · Lei · Tolerância · Vida

A modernização na contramão da acessibilidade

 

Oi, gente!

Hoje o texto trás uma noticia que pode ajudar muito as pessoas com deficiência visual a pagarem suas compras com mais autonomia e independência.

Antigamente, as pessoas com alguma deficiência visual tinham muitos problemas em pegar suas compras, pois, o dinheiro em papel não é muito acessível e pouco pratico para saber exatamente qual é nota que tem na mão. Além, disto o risco de ser enganado era bem maior.

Hoje em dia com os cartões de credito e debito as pessoas com deficiência visual tem mais autonomia e independência para pagar suas compras usando os cartões, além de correm menos riscos de serem enganadas já que a maioria dos bancos envia mensagem no celular informando quando o cartão é utilizado e o valor desta forma, o risco de ser enganado é bem menor.

 

No entanto, toda essa liberdade esta sendo perdida com a colocação no mercado de novas maquinas de cartões onde, o teclado é na própria tela e não mais um teclado físico.

Esta modernização esta impedindo o uso destas novas maquinas pelas pessoas cegas ou com baixa visão, uma vez, que estas maquinas não têm nenhum recurso de acessibilidade independe que as pessoas cegas possam digitar suas senhas no teclado virtual.

 

Para tentar ajudar as pessoas com deficiência visual a voltarem a ter autonomia o Mistério Público Federal da cidade de São Paulo ajuizou uma ação contra as maquinas de cartão, o banco central e a União para que seja garantida a acessibilidade para estas pessoas.

Esperamos que com esta ação as empresas comecem a pensar mais na acessibilidade para as pessoas com alguma deficiência visual, pois, tais pessoas também são consumidoras e merecem ter liberdade e autonomia na hora de digitar sua senha sem depender de terceiros.

A acessibilidade é um direito de todos e vermos que é preciso ajuizar uma ação para que as empresas percebam que nós deficientes visuais somos parte da sociedade e devemos ter as mesmas condições das demais pessoas ditas “normais” na hora de pagar as compras.

Tomará que essa ação do MPF abre portas para uma conscientização e mudança de atitude por toda a sociedade.

Anúncios

2 comentários em “A modernização na contramão da acessibilidade

  1. Parabens pela materia, Amanda. Precisamos mesmo fazer com que as empresas parem de pensar somente na grande massa, desprezando aqueles que, de uma forma ou de outra, não podem usufruir das facilidades da vida moderna. Feliz Natal e muitas felicidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.