Cidades · Gastronomia

Restaurante Self Service e o deficiente visual

 

Oi, gente!

Mais um post onde compartilho com vocês experiências sobre a deficiência visual e situações do dia-a-dia. Hoje falarei sobre restaurante de comida a quilo (self-service).

Restaurante de comida a quilo é um verdadeiro desafio para as pessoas com deficiência visual, sejam elas cegas ou com baixa visão, e isto acontece por uma serie de fatores que vou explicar a seguir.

O primeiro problema é o fato de que, na maioria destes restaurantes, a sinalização dos pratos é feita com identificação em letras pequenas e não tem braile, o que faz com que, nem quem possua um resíduo visual, e muito menos uma pessoa cega, possa saber o que tem de opção.

O segundo problema é que muitas vezes não tem um funcionário atrás dos pratos para ajudar e, quando tem, é difícil encontrar um funcionário que esteja realmente disposto ajudar e ter a paciência de falar todos os pratos disponíveis.

Por fim, acredito que um terceiro problema seja a questão ligada à acessibilidade para que as pessoas com deficiência tenham todas as informações necessárias para decidir se vai ou não comer no restaurante. Já que as informações não estão em braile ou em letras ampliadas para as pessoas com deficiência visual.

Pessoalmente, não me sinto segura para ir sozinha num restaurante de comida a quilo, pois não sei o que vou encontrar.

Espero que, com mais conscientização, os donos deste tipo de restaurante comecem a mudar e tornar seus restaurantes mais acessíveis a todos.

Anúncios

2 comentários em “Restaurante Self Service e o deficiente visual

  1. Agora que você mencionou, realmente dá para imaginar a dificuldade que deve ser para um deficiente visual poder comer neste tipo de restaurante. Eu nunca tinha pensado nisto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.