Conhecimento · Vida

Minha deficiência visual

 

Fala, Galera!

No texto de hoje vou compartilhar com vocês um pouco da minha deficiência visual.

Para quem não sabe, eu sou deficiente visual em decorrência da toxoplasmose que adquiri ainda na barriga da minha mãe.

Na verdade, quem causa a toxoplasmose é um protozoário chamado Toxoplasma Gondi. Este protozoário pode ser encontrado em alimentos não lavados corretamente, carnes mal passadas e/ou nas fezes do gato (inclusive, antigamente, a toxoplasmose era conhecida como a doença do gato).

O toxoplasma ataca principalmente a região dos olhos, a retina, e, dentro da retina, a mácula, que é uma região muito vascularizada (o toxoplasma adora as regiões vascularizadas). Quando o protozoário ataca a mácula na retina ele destrói a visão central e o foco (a mácula é a parte do olho responsável por estas funções do olho). Por isto, um dos efeitos mais comuns nas pessoas com toxoplasmose é ter o olho sempre em movimento, sem conseguir focar, e a isto dá-se o nome de nistagmo.

Quando o protozoário ataca, formam-se cicatrizes onde o toxoplasma destruiu a retina e a mácula e, quanto maior as cicatrizes, maior será a perda da visão da pessoa. Quando as cicatrizes se formam não existe meio de recuperar a retina, então, a perda de visão que a pessoa teve será permanente.

Uma informação muito importante é que óculos não corrigem o problema de visão da pessoa, apenas, dão uma melhor qualidade para a pessoa que tem outros problemas, tipo miopia, ajudando a pessoa a enxergar um pouco melhor. Também não existe cirurgia para restaurar a retina.

Muitas pessoas me perguntam o que e como eu enxergo e esta é uma pergunta muito difícil de responder, pois, eu não sei o que é enxergar “normal”. Então, o que eu enxergo, para mim, é o normal. O que eu posso responder é que eu não enxergo quase nada de longe (só enxergo, até um metro, talvez menos, vultos, sombras e cores) e preciso aproximar bem perto do olho para enxergar objetos, ler ou usar o computador.

Não uso nenhum ledor de tela, nem no celular e nem no computador, apenas aumento a fonte da letra ou coloco zoom. Mas isto varia em relação às outras pessoas com toxoplasmose, que podem usar estes equipamentos de outra forma.

A verdade é que o toxoplasma pode manifestar-se de forma diferente em cada pessoa e duas pessoas que tenham a doença podem enxergar de formas totalmente diferentes.

Fiz um vídeo no Youtube explicando um pouco sobre a minha deficiência visual. Clique abaixo para assistir e, se ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que eu respondo.

Espero que tenham gostado do texto e que o mesmo tenha ajudado a esclarecer as dúvidas de vocês.

Anúncios

2 comentários em “Minha deficiência visual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.