Sem categoria

Absurdos na cidade

 

Oi, gente!

No post de hoje vamos conversar sobre um assunto que me deixou muito indignada quando recebi a noticia.

Uma jovem cega que andava na calçada sofreu um acidente num bueiro, pois este não estava sinalizado.

“A autora relata que no início de setembro de 2008 enquanto seguia juntamente com o companheiro, também cego, em direção a um ponto de ônibus, localizado na Região Administrativa do Riacho Fundo II, caiu dentro de um bueiro que estava sem a tampa de proteção.”

A jovem entrou com ação contra a empresa NOVACAP pelo dano que sofreu e toda a limitação decorrente do acidente.

O que chama a atenção foi o alegado pela defesa da empresa durante a ação:

“A NOVACAP contestou a ação alegando ilegitimidade passiva sob o argumento de que realizou apenas o procedimento licitatório e a fiscalização da obra. Apontou a autora como culpada pelo acidente ao ressaltar que se tivesse agido com mais prudência o acidente teria sido evitado.”

 Tal argumento apresentado pela NOVACAP mostra o total desrespeito pelas pessoas com deficiência visual e pela população em geral, já que qualquer pessoa sem nenhum tipo de deficiência poderia se acidentar com um bueiro destampado. O que dirá, então, alguém que não enxerga.

Pelo menos o juiz que julgou o processo foi mais sensato e, além de conceder indenização à jovem cega, ainda colocou em sua sentença que a NOVACAP, ao alegar culpa exclusiva da vítima, agiu com má-fé.

“Na decisão, o juiz destaca que, ao afirmar que a culpa pelo acidente é exclusiva da autora, a ré agiu com extrema má fé: “fato incontroverso nos autos ser a autora completamente cega” e “A colocação de avisos e proteção física nas proximidades de locais onde há buracos feitos em razão de obras é exigência feita mesmo para a segurança de pessoas que não tenham as dificuldades apresentadas pela autora” conclui”.

No final o juiz condenou a empresa a pagar uma indenização de R$ 20.000,00 (VINTE MIL REAIS) para a jovem por todo o sofrimento e prejuízos sofridos com o acidente.

Fica aqui a lição de que as empresas que cuidam da cidade não estão preocupadas com a segurança das pessoas que transitam pela rua, principalmente daquelas que possuem alguma limitação e são mais passiveis de sofrer algum acidente enquanto transitam pela cidade. E, também, que, infelizmente, ainda é preciso recorrer à justiça para ao menos conseguir a reparação pelos danos sofridos.

Segue o link da reportagem completa:

https://tj-df.jusbrasil.com.br/noticias/2414346/novacap-vai-indenizar-em-20-mil-deficiente-por-acidente-em-bueiro

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s