Vida

Para Refletir – 3 de Dezembro dia internacional da pessoa com deficiência

Oi, gente!

Hoje é dia três de Dezembro, Dia Internacional Da Pessoa Com Deficiência, uma data criada pela ONU para conscientização e divulgação da existência destas pessoas.

Confesso que ficamos pensando sobre qual assunto teríamos aqui hoje e resolvemos trazer uma reflexão para vocês.

O dia vinte e um de Setembro é considerado o Dia Nacional Da Pessoa Com Deficiência e vi muitas pessoas fazendo vídeos muito duros, criticando a palavra “comemorar” como se não houvesse motivos para comemorar o quanto avançamos no decorrer dos anos.

Hoje temos varias leis, tratados internacionais, tecnologias que ajudam diversas pessoas com diversos tipos de deficiência, pessoas na Internet falando sobre deficiência e certamente uma vida muito mais fácil que as gerações anteriores.

Sabemos que ainda há muito por se fazer. Mais acessibilidade, mais cumprimento das leis e por aí vai. Porém, precisamos atentar para o quanto evoluímos ao longo dos anos.

Houve tempo em que as pessoas com deficiência eram mortas ao nascer ou simplesmente abandonadas à própria sorte. Em outros, a deficiência era vista como uma espécie de castigo ou maldição divina. Mais para frente, as famílias de pessoas com deficiência as internavam em casas de tratamento que, na verdade, eram quase que hospícios, ou então estas famílias escondiam estas pessoas dentro de casa com vergonha delas.

Para conseguirmos todos os direitos que possuímos hoje, muitos, antes de nós, lutaram para derrubar estas barreiras. Pessoas como Dorina Nowill, que foi a primeira cega a frequentar uma escola regular e criar a primeira imprensa Braille do Brasil. Ela certamente enfrentou muito preconceito, descrença e dificuldades para realizar tudo isto e, se não fosse sua determinação e coragem, ela não teria alcançado tantas vitórias importantes para milhares de pessoas com deficiência visual no Brasil.

Então, porque não podemos comemorar todos estes feitos que ela e varias outras pessoas nos trouxeram? Porque temos que focar apenas nas coisas que não temos ou não alcançamos ainda?

Claro que ainda tem muito para se fazer e muitas conquistas para obter. A luta da pessoa com deficiência é constante para que as mudanças e vitórias alcançadas sejam cumpridas pela sociedade.

Porém, acho que desta vez, em vez de ficarmos somente relatando o que ainda não conseguimos, devemos agradecer por tudo que já alcançamos, especialmente em nossa legislação e na tecnologia que hoje possibilita, por exemplo, que pessoas cegas naveguem pela Internet.

Então, no dia de hoje vamos agradecer e parabenizar a todos que lutaram e lutam de forma ativa e constante para que a vida das pessoas com deficiência seja cada vez melhor.

Anúncios

2 comentários em “Para Refletir – 3 de Dezembro dia internacional da pessoa com deficiência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s