Debate · Estudos · Vida

Bengala Verde -Conhecer para entender

Oi, gente!

No texto de hoje vamos conversar sobre um assunto pouco divulgado e que precisa ser mais conhecido. O assunto de hoje é Bengala Verde

No post que fizemos há algum tempo atrás – “As coisas nem sempre são o que parecem” (https://amandaferretti.wordpress.com/2017/09/05/as-coisas-nem-sempre-sao-o-que-parecem/) – mostramos como é impressionante como tem mais pessoas com baixa visão do que pessoas cegas e ainda sim estas pessoas são muito mais conhecidas. O assunto de hoje pode ajudar a mostrar esta diferenciação

Recentemente descobri o projeto da bengala verde que o grupo Retina Brasil está começando a lançar no País. Este é o site: http://retinabrasil.org.br/site/projeto-bengala-verde/.

A campanha é uma tentativa de conscientização da sociedade para a existência das pessoas com baixa visão, através do uso, por estas pessoas, de uma bengala na cor verde – aquele verde bem chamativo. Assim, pessoas com baixa visão podem ser diferenciadas das pessoas cegas que usam a tradicional bengala branca.

Esta iniciativa gerou polemica entre os próprios deficientes visuais, alguns concordando com a iniciativa, enquanto outros discordavam.

Os que discordam da implantação da bengala verde argumentam que existem problemas mais importantes e imediatos para resolver e que, além disto, as pessoas na rua que podem ajudar o deficiente não vão ficar reparando se a pessoa está com bengala branca ou verde.

Segundo os que concordam com a iniciativa do grupo retina Brasil, é preciso, sim, que as pessoas se conscientizem sobre aqueles que possuem baixa visão para que aquelas situações (como as que descrevemos no texto que mencionamos no inicio deste post) não aconteçam mais. E que esta diferenciação entre os cegos e os BV – baixa visão – precisa acontecer, pois cada um deles necessita de ajuda de forma diferente, necessitando ser diferentemente identificados.

Somos do time que concorda com a iniciativa da criação da bengala verde. Acreditamos que é preciso existir esta diferenciação entre as pessoas cegas e as pessoas com baixa visão. Além das justificativas acima, com esta iniciativa aqueles que possuem baixa visão terão mais visibilidade na sociedade e passarão por menos situações de preconceito ou constrangimento.

Além disto, poderíamos citar todos os argumentos mostrados no texto “As coisas nem sempre são o que parecem” já mencionados no inicio deste post, sobre todo o preconceito que pessoas com baixa visão sofrem por falta de conhecimento da sociedade.

Existe um site que tem todas as informações sobre o projeto da bengala verde, http://www.bengalaverde.org.br/, e também uma pagina no Facebook, https://www.facebook.com/pg/bengalaverde/about/?ref=page_internal, recheada de matérias sobre o assunto.

Tanto no Site quanto na pagina do Facebook você encontra mais informações sobre este projeto maravilhoso que vem para transformar e dar voz aos deficientes visuais com baixa visão.

Anúncios

4 comentários em “Bengala Verde -Conhecer para entender

  1. Com certeza Amanda! a Bengala Verde, veio para que possamos *ver de novo* *ver de outra forma* para nos identificar…
    Abraços 😎

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s