Independência · Lazer · Vida

Deficiente visual vai ao cinema?

Oi, gente!

Muitos de vocês gostam de ir ao cinema, certo? Ver o filme que acabou de ser lançado, comer pipoca e passar um tempo na companhia de amigos ou parentes, certo? Mas vocês já se perguntaram se as pessoas com deficiência visual vão ao cinema? Bom este é tema do post de hoje.

Primeiro, já respondendo a pergunta acima, sim, os deficientes visuais vão ao cinema e aqui estou falando tanto quanto aos cegos como aos de baixa visão. Mas temos algumas particularidades entre eles que vamos explicar melhor.

No caso da pessoa cega, geralmente ela vai acompanhada de um vidente (alguém que enxerga) para que este possa ajuda-la na descrição de cenas muito visuais. Por isto, quando virem duas pessoas muito próximas e que pareçam estarem “conversando”, durante o filme, antes de ir reclamar, lembre que pode se trata de uma pessoa cega sendo ajudada por um vidente, por isto, é bom verificar se não se trata da situação anteriormente comentada para que se evite o constrangimento desnecessário.

Quero ressaltar a palavra geralmente, pois não existe problema de ver uma pessoa cega sozinha no cinema.

No caso das pessoas com baixa visão vai variar muito, pois depende do quanto de visão ela tem e se sua visão é periférica ou central. Para ajudar vocês a entenderem vou dar como exemplo sobre minhas experiências no cinema.

Quando eu era criança eu só conseguia sentar na primeira fileira (aquela que a gente fica com dor no pescoço), mas, se eu não sentasse ali, não conseguia enxergar o filme. Com o tempo consegui ir subindo nas fileiras e hoje eu consigo chegar até a quinta ou sexta fileira, dependendo do tamanho da sala.

Como já mencionei em outro texto (se você não leu, este é o link: https://amandaferretti.wordpress.com/2017/06/26/como-os-deficientes-visuais-assistem-filmes/) não consigo ver filme legendado, então só vou ao cinema ver filmes dublados.

Outro ponto que quero trazer é que achar lugar marcado, pratica em todos os cinemas, é complicado para mim, pois é difícil enxergar o número nas cadeiras. Poderia se pensar em números mais visíveis para que os deficientes visuais não dependam tanto das pessoas.

Outra questão que quero trazer é que a maioria dos filmes acima de 12 anos são quase sempre legendados o que dificulta aos deficientes visuais assistir aos filmes mais “adultos”. As empresas responsáveis por esta organização poderiam pensar em maneiras para tornar acessíveis quaisquer filmes independente da classificação etária.

Quanto ao atendimento dos funcionários nunca passei por nenhum constrangimento ou foi desrespeitada, e espero que continue assim.

Acho que a maior lição que podemos tirar deste assunto é que independente das pessoas terem ou não alguma deficiência, elas podem e devem frequentar todos os lugares, serem respeitadas e curtirem o cinema como qualquer pessoa.

 

Anúncios

2 comentários em “Deficiente visual vai ao cinema?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s