Cidades · Direito · Lei

Vaga Especial – Cartão “DEFIS”

 

Oi, gente!

O post de hoje é para você que tem duvidas de como tirar a credencial para estacionar em vagas especiais, o chamado cartão DEFIS.

Bom, primeiro precisamos lembrar que estas vagas não são apenas para deficientes físicos, como muitos podem pensar, já que no chão tem o símbolo de uma cadeira de rodas. Ocorre que, por questões históricas, o símbolo da cadeira de rodas é o símbolo internacional/universal para pessoas com deficiência.

No entanto, qualquer pessoa com qualquer deficiência que dificulte a sua locomoção pode/deve requerer este beneficio para que possa ter direito de estacionar o carro nestas vagas.

E como fazer para tirar esta credencial?

Bom, isto vai variar de município para município, eu acredito. Então você precisa procurar no seu município qual é o procedimento utilizado aí.

Para exemplificar falarei do município de Salvador: Para conseguir a credencial no município de Salvador você deve entrar no site da Transalvador (http://www.transalvador.salvador.ba.gov.br/) e ir ao link “vagas especiais”, achar a que trata de pessoa com deficiência e preencher o formulário, imprimir e assinar. Depois, juntar os demais documentos exigidos pelo departamento de transito e leva-los na sede do órgão para que este dê início ao protocolo e confeccione o documento. É bom lembrar que, ao menos em Salvador, não há custo para requerer a Lembramos também que este documento é indispensável para parar nas vagas especiais e, caso o veiculo esteja estacionado sem o devido documento, poderá ser multado. Sem contar que é um desrespeito com aqueles que realmente precisam da vaga e seguiram todo o processo de obtenção da credencial.

Por isto, se você é pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, deve requerer a credencial para que possa estacionar seu veículo de forma legal na vaga.

Mas, se você não é pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, conscientize-se que esta vaga não é para você e deve deixa-la livre para quem de fato precisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s