Diversos · Independência · Lazer

Como os deficientes visuais assistem filmes?

PraCegoVer: A imagem é da bandeira do Brasil meio borrada, com um microfone no canto direito da foto.

Oi, gente!

Você já se perguntou como nós, deficientes visuais, assistimos filmes, seriados, etc.? Bom, no texto de hoje vamos explicar para vocês.

Nós, deficientes visuais, contamos com dois recursos muito importantes que são a dublagem dos programas e a áudio-descrição. Vamos explicar um pouco sobre cada um deles.

A dublagem nada mais é que assistir ao filme dublado, ou seja, traduzido do idioma original para o português. Para nós, deficientes visuais, é impossível ler as legendas, pois elas passam muito rápido e, então, ou você sabe a língua original do filme e faz a tradução na sua cabeça ou, assim como eu e vários deficientes visuais que eu conheço, temos que assistir versões dubladas dos filmes.

Agora aqui está o problema, pois algumas empresas, a exemplo da Netflix, mudam os dubladores entre as temporadas de seriados e isto é extremamente ruim, pois nós somos obrigados a associar a voz do dublador com o personagem e quando mudam de dublador, ficamos perdidos.

Quem tem baixa visão e ainda enxerga consegue perceber que mudou a voz mas é o mesmo personagem. Porém, aquele que é cego não percebe e fica perdido na história. Por isto que é bom evitar estas trocas de dublador sempre que possível.

Falamos agora da áudio-descrição, que é a descrição das situações e das características visuais da cena ou dos personagem para que o deficiente visual possa entender melhor o contexto.

O problema é que a áudio-descrição não está muito difundida no Brasil e, então, ainda é difícil encontrar filmes, seriados, documentários ou outros programas com este recurso. Dando novamente o exemplo da Netflix, até onde sabemos o único programa com áudio-descrição em português é o 3%, o qual é um programa produzido no Brasil. O restante dos programas com este recurso está disponível somente em inglês, o que não ajuda quem não conhece aquele idioma.

No entanto, hoje já existem vários aplicativos com o recurso da áudio-descrição em português. O mais conhecido é o MovieReading, que não precisa de acesso à Internet para o usuário usa-lo. Porém, seu catalogo é limitado.

A ideia aqui é tentar conscientizar as grandes empresas a investir nestes aplicativos e aumentar a variedade de conteúdo oferecido aos usuários.

Assim, com estes dois recursos juntos, todos poderão assistir de forma independente aos programas, mesmo possuindo alguma limitação visual.

Anúncios

2 comentários em “Como os deficientes visuais assistem filmes?

  1. Verdade Amandinha. A tecnologia está aí a mil por hora,é necessário pensar em mudanças em beneficio de todos. Lindo texto. Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s