Debate · Vida

Adaptações

 

Oi, gente.

Mais um post para vocês e no texto de hoje vamos falar de um assunto que está virando polemica entre as pessoas com deficiência visual. A adaptação de pratos e talheres.

Recentemente descobri um projeto de lei PL n. 44/2017 de autoria da vereadora Cida Santiago (PHS) de Teresina que torna obrigatória a disponibilização de pratos e talheres adaptados para deficientes visuais naquela cidade.

Este projeto, que já foi aprovado e agora aguarda a sanção do prefeito, está gerando muitas opiniões contrárias entre os próprios deficientes visuais, com alguns que dizem que estas adaptações vão causar ainda mais discriminação e segregação.

No meu ponto de vista sou totalmente a favor desta lei, pois, assim como inúmeros outros equipamentos que já foram adaptados para ajudar a vida de deficientes visuais, os pratos e talheres podem, sim, ajudar.

Temos que lembrar que cada deficiente visual foi criado de uma forma. Afinal, alguns tem mais autonomia que outros, mas não podemos achar que só porque algumas pessoas acabaram se adaptando a sua deficiência visual e hoje fazem tudo quase “normalmente”, outras também são assim. Mesmo para os mais acostumados não quer dizer que quando temos as adaptações elas não facilitam a vida.

Para dar um exemplo eu, que tenho baixa visão (ainda enxergo), tenho muita dificuldade para cortar alguns alimentos. Imagine, então, quem é totalmente cego. Será que estas adaptações não irão ajudar para que nós, deficientes visuais, tenhamos mais autonomia nas refeições?

Não acho certo julgar esta lei com base somente na nossa experiência de vida. Acho que precisamos pensar em todos, principalmente naqueles que tem tão pouca autonomia e independência. Talvez esta lei os ajude a buscarem ainda mais liberdade.

Espero que este projeto de lei alcance ainda mais cidades e, quem sabe, vire lei nacional, pois tenho certeza que ajudará a muitos deficientes visuais que não tem tanta autonomia e independência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s