Tecnologia · Vida

Tecnologia e solidariedade

#PraCegoVer: A foto é da palavra hashtag escrita em branco sob um fundo preto. Ao lado esquerdo tem a o símbolo de “jogo da velha”.

Tecnologia é uma palavra que está em destaque ultimamente, pois, em evolução constante, traz cada vez mais novidades e avanços.

Nos últimos anos, vimos nossas vidas mudarem cada vez mais rápido, desde a invenção da TV até os mais avançados computadores. Quem iria, há 50 anos atrás, que existiria Internet, computadores rápidos e potentes, celulares tão avançados e milhares de aplicativos e redes sociais.

É fato que hoje em dia não conseguimos mais viver sem todas estas facilidades. A tecnologia com certeza transformou nossas vidas e nos deu muito mais conforto e praticidade. Basta pensar que anos atrás, para pesquisarmos algo, utilizávamos enciclopédias enormes e pesadas e hoje com um toque no celular podemos pesquisar qualquer assunto na Internet.

No entanto, a tecnologia não avançou apenas para nos trazer mais conforto e facilidade. Ela também transformou a vida de milhares de deficientes visuais, pois quem poderia imaginar que os deficientes visuais poderia usar um computador ou celular? Como seria possível pensar que pessoas cegas ou com baixa visão teriam acesso à Internet e aplicativos como o What’sapp. Foi graças à tecnologia que hoje existem os ledores de tela para computadores e celulares, permitindo, assim, que os deficientes visuais pudessem também entrar neste mundo digital.

No entanto, nem tudo são flores e, embora o avanço tecnológico tenha trazido, de fato, um grande avanço para aqueles que não podem ver, ainda há muito que fazer, pois os ledores de tela ainda não são capazes de traduzir imagens (fotos). Com isto, a interação de pessoas cegas nas redes sociais, onde o foco são fotos e vídeos, fica bem limitada (o Instagram é o melhor exemplo disto).

O que fazer então? Esperar que a tecnologia avance para acabar com esta barreira? Provavelmente avançaremos para este ponto, mas, enquanto isto não acontece, existe outra maneira de ajudar a aqueles que não podem ver as imagens que postamos diariamente em nossas redes sociais.

Há algum tempo foi criada a hashtag “#PraCegoVer”, onde a ideia é que as pessoas descrevam de forma breve e direta o que consta na imagem (por exemplo: na imagem, um vaso de flores bege está em cima de uma mesa de madeira). Desta forma, os deficientes visuais terão uma noção daquilo que está na foto.

Por isto, é muito importante que, ao publicar uma foto em nossas redes sociais, fiquemos atentos para utilizar esta ferramenta e, assim, ajudar os deficientes visuais a serem mais e mais inclusos neste mundo tão visual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s