Debate · Trabalho · Vida

Evento Especial

Oi, gente!

O post de hoje será um pouco diferente. Farei um vlog do meu dia para vocês. Só que será um vlog escrito.

Na última sexta feira (02/12/16) aconteceu aqui em Salvador o “4° Encontro Sobre Acessibilidade” do TRT5 (tribunal regional do trabalho da 5ª região).

Vou começar a descrever para vocês tudo que aconteceu lá falando da estrutura física do espaço, que é totalmente acessível, com rampa e pista tátil, o que certamente é um diferencial, já que sabemos que a parte física da acessibilidade não é muito observada.

Também foi colocado no palco um interprete de LIBRAS (língua brasileira de sinais) e foi reservada uma fileira inteira para servidores do TRT5 que são surdos e, assim, todos tiveram acesso ao que era dito no palco.

Outro aspecto que chamou minha atenção foi que, ao chegamos ao auditório, me perguntaram se eu queria fazer uso da áudio descrição. Prontamente aceitei e tenho que confessar que fiquei maravilhada com este recurso, pois só o conhecia de reportagem na Internet e nunca tinha tido a chance de experimentar. Digo-lhes que faz uma diferença enorme, já que, com a áudio descrição, é possível “ver” o local, o que se passa na tela ou como são os palestrantes.

Agora abro parênteses no vlog para explicar o que é a áudio descrição.

A áudio descrição é um recurso para os deficientes visuais. Consiste de um fone de ouvido conectado a um aparelho e, assim, podemos ouvir as descrições feitas por alguém que fica fechado em uma cabine.

No âmbito das palestras, todos os temas foram muito bons. Abordou-se a questão do trabalho das pessoas com deficiência, inclusive, a parte histórica, além das barreiras impostas ainda nos dias de hoje por empresas e por alguns setores da sociedade.

Também foi discutida no seminário a lei brasileira de inclusão, conhecida como o estatuto da pessoa com deficiência, que praticamente está completando um ano de vigência. Foram colocadas tanto as evoluções trazidas com esta nova lei, quanto as perspectivas para os próximos anos.

A última palestra foi do atleta Lars Grael que, após um acidente, teve sua vida completamente transformada, mas, mesmo com todas as dificuldades, deu a volta por cima e voltou a praticar o iatismo. Sem duvida foi emocionante ouvir a palestra deste atleta que é inspiração para muita gente.

Além de tudo acima também tive a chance de ver de perto um cão guia, que era algo que só tinha visto na TV e/ou em reportagens na Internet.

Toda esta experiência no 4° seminário me mostrou o quanto estes eventos são extremamente necessários, importantes e essenciais para que cada vez mais pessoas compreendam, entendam e passem a respeitar as pessoas com deficiências. Certamente irei aos próximos, já que foi, sem divida, uma ótima experiência que deve ser cada vez mais compartilhada.

4-seminario-acessibilidade-trt-5

Anúncios

Um comentário em “Evento Especial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s