Debate · Vida · YouTube

Respeito

Hoje, três de Dezembro é o Dia Internacional Da Luta Da Pessoa Com Deficiência; então vamos aproveitar esta data para fazermos uma reflexão.

Voltando um pouco na história, ao estudarmos como as pessoas com deficiência eram tratadas nos séculos XVIII e XIX, vemos que as famílias trancavam as pessoas com alguma deficiência ou, então, as colocavam em manicômios, como se elas fossem loucas.

Tem casos piores: pessoas com deficiência que até cometiam suicídio. Todos estes relatos mostram que, há não muito tempo, as pessoas com deficiência eram tratadas das piores formas possíveis.

Com muita luta e determinação, fomos mudando este cenário, alcançando mais visibilidade e direitos. Rompendo cada vez mais os preconceitos que a sociedade colocou sobre nós.

Hoje temos direitos consagrados pela Constituição Federal e por diversas leis federais que nos garantem uma inserção cada vez maior na sociedade. Mas, mesmo com todos estes avanços conquistados, falta algo básico: o RESPEITO.

Respeitarmos uns aos outros é o primeiro passo para construirmos uma sociedade sem preconceitos. E quando falamos em respeitar o outro não é somente o respeito geral, entre pessoas com e sem deficiência, mas também o respeito entre as próprias pessoas com deficiência que, muitas vezes, tem brigas entre si, em vez de se unir para que, com mais força, conquistem mais.

O respeito é aceitar o outro do jeito que ele é, sem julgamentos ou conceitos pré-estabelecidos. É apenas aceitar e dar a cada um a chance de mostrar quem ele é, sem barreiras, deixando cada um livre para ser do seu jeito.

Esperamos que esta reflexão tenha ajudado todos a pensar sobre como anda a vida de cada um e como tratam seus semelhantes.

Aproveito para convidar vocês a refletir ainda mais sobre este assunto na I SEMANA DA DEFICIÊNCIA ONLINE ( https://www.youtube.com/channel/UCvRxLYjdbwSdntZ_CLRtsQw ) organizada pela blogueira Ana K, que acontece de 3 a 10 de dezembro em seu canal no Youtuber.

 

Anúncios

3 comentários em “Respeito

  1. Amandinha,
    Mais uma vez o texto e seu conteúdo estão ótimos. Você “vê” o que acontece e atinge diretamente aquilo que precisa.
    Parabéns e Feliz Natal para você e para todos que leem seus textos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s