Vida

Deveres

O texto de hoje é bem diferente do que costumamos escrever aqui.

A blogueira Ana K recentemente publicou um vídeo no seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCvRxLYjdbwSdntZ_CLRtsQw), falando sobre deveres das pessoas com deficiência. Isto nós inspirou a falar sobre o assunto.

Então vamos lá. Vamos falar sobre estes deveres.

Acreditamos que o dever mais importante das pessoas com deficiência, não importando qual a sua deficiência, é não se virilizar. Não devemos nos colocar como vítimas. Se você sofreu um acidente que te deixou com alguma deficiência ou se você nasceu com alguma deficiência, você foi vitima lá atrás, no passado; hoje você só é vitima se você quiser.

Outro dever da pessoa com deficiência é não se esconder. Não tenha medo de viver; vá à escola, ao cinema, à igreja, ao parque… Enfim, saia de casa e se mostre ao mundo. Não use calça para não mostrar a prótese, ou deixe de se maquiar porque não enxerga. Viva, se liberte e se jogue.

Mais um dever é não se sentir inferior. Aliás, este é um dever de todos, independentemente de possuírem, ou não, alguma deficiência. Não se sinta parte uma minoria, não ache que você é menor do que alguém, não se coloque para baixo. Somos todos iguais, seres humanos com sentimentos, sonhos, vontades, etc. A sua deficiência não é você; ela é somente uma parte do que você é. Seja sempre você mesmo, seja pleno.

Continuando, um dever que é fundamental é a se unir. Nós, pessoas com deficiência (seja qual for), temos que nos unir. Lutar juntos para melhorar a vida das pessoas com qualquer tipo de deficiência. Brigar entre nós mesmos por acharmos que uma deficiência é mais importante que a outra, ou porque uma precisa ter mais direitos/benefícios sobre as outras, só trará ainda mais barreiras a todos nós. Não precisamos disto. Precisamos de união. Vamos falar uns com os outros, uns sobre os outros, vamos conhecer as deficiências uns dos outros. Assim, poderemos formar uma corrente unida e, quem sabe, criar o grupo consolidado ideal que luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Por fim, o último dever das pessoas com deficiência é não se impor limites. A limitação está na nossa cabeça. Sua deficiência só irá limitá-lo quando você não tiver a coragem e a atitude para fazer aquilo que deseja. Quem faz o limite é você, não sua deficiência.

Resumindo tudo que dissemos aqui, você sempre deve se posicionar para defender sua vida, seus sonhos e sua felicidade, pois ninguém pode fazer isto por você. A alegria e o prazer de viver dependem exclusivamente de você.

Anúncios

4 comentários em “Deveres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s