Cidades · Direito · Independência · Lazer · Lei · Vida

Cinema

Hoje o assunto é relacionado com algo que a maioria das pessoas gosta de fazer. Ir ao cinema.

A Lei Brasileira De Inclusão (lei n° 13.146/15), também conhecida com Estatuto Da Pessoa Com Deficiência, já havia determinado que deveria existir acessibilidade para as pessoas com deficiência nas atividades culturais, o que inclui o cinema.  Assim, para dar mais efetividade ao estatuto, a agência reguladora do setor de cinema – ANCINE – editou uma instrução normativa (n° 128/2016) que obriga todas as salas de cinema do país a ter acessibilidade nas mesmas.

Dentre as acessibilidades estão a legendagem, legendagem descritiva, audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem solicitar. Estes serviços devem ser implantados até o prazo máximo de dois anos, mas em quatorze meses metade das salas de cinema comerciais do país já devem ter os sistemas de acessibilidade implantados.

Sem duvida, este é um grande avanço no sentido de igualar as pessoas com e sem deficiência. A audiodescrição, por exemplo, vai possibilitar que uma pessoa cega compreenda todas as cenas do filme, principalmente, as cenas totalmente visuais.

A título de curiosidade, o Brasil tem cerca de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência. Sendo que 35,7 milhôes tem alguma deficiência visual. E mais de 506 mil pessoas são cegas.

Esta nova norma vai beneficiar milhares de pessoas com alguma deficiência que hoje encontram muitas dificuldades para fazer esta atividade, já que muitas vezes não conseguem compreender o contexto total do filme.

Esperamos que esta norma seja, de fato, cumprida pelas empresas e fiscalizada pelos órgãos responsáveis, assim garantindo a todos o direito ao lazer, consagrado, inclusive, pela Constituição Federal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s