Independência · Tecnologia

Tecnologia e inclusão

No post de hoje vamos falar sobre tecnologia, mais especificamente sobre tecnologia dos celulares para pessoas com deficiência.

Hoje em dia é comum vermos pessoas com deficiência visual utilizando os aparelhos celulares com facilidade e autonomia, mas nem sempre foi assim; esta tecnologia começou há pouco tempo.

Na revista PROTESTE publicaram uma matéria sobre este assunto, mostrando como, hoje em dia, a tecnologia está facilitando a vida de quem possui alguma limitação.

Tanto para o sistema androide quanto o IOS, ambos já dispõem de sistemas que ajudam o deficiente visual a saber o que está na tela do celular.

Eles se chamam Talk Back e Voice Over, respectivamente.

Quando um destes sistemas é ativado, ele passa a ler tudo que está na tela do celular e, ao entrar em algum aplicativo como Whatsapp ou Facebook, ele também lê as mensagens que a pessoa recebeu (inclusive as carinhas de Emoticons).

De acordo com a reportagem da revista, estes sistemas apresentaram desempenhos satisfatórios, mas ainda precisam melhorar alguns recursos para facilitar ainda mais a vida de que possui alguma limitação.

O Moto X traz algumas funções especiais, como o comando de voz que funciona com a tela do celular desligada, além da integração por voz com o Whatsapp, Facebook e Youtube. E para quem possui deficiência visual, um ótimo recurso é o “CADÊ MEU CELULAR?” que, ao ser acionado, emite um “bip” que só é desligado quando o celular é encontrado.

Certamente podemos perceber que houve muito avanço na tecnologia para trazer mais independência e autonomia ao deficiente visual, mas é preciso avançar ainda mais, pois ainda há muito o que ser aperfeiçoado (como a leitura das carinhas) e outras facilidades para serem criadas (como a leitura de imagens, a qual ainda não é possível).

Só podemos esperar e crer que os avanços tecnológicos continuarão acontecendo e, a cada vez mais, teremos recursos e aplicativos para aumentar a independência de quem possui alguma limitação.

Anúncios

2 comentários em “Tecnologia e inclusão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s