Debate · Independência · Trabalho

O trabalho é para todos

Hoje, 1° de Maio, feriado em que se comemora o dia do trabalhador, nosso post é dedicado a este tema.

Já houve um tempo em apenas os homens tinham o direito de exercer um oficio e as mulheres deveriam cuidar da casa, do marido e da prole. Com o avançar do tempo percebeu-se que esta discriminação era, no mínimo, injusta. As mulheres foram ganhando espaço no mercado de trabalho e hoje muitas delas estão à frente dos homens como lideres de empresas e organizações.

No entanto, para as pessoas portadoras de necessidades especiais esta discriminação só começou a ser quebrada a partir da Constituição Federal de 1988.

A nova Constituição trouxe uma serie de direitos e garantias para as pessoas com necessidades especiais, inclusive o direito ao trabalho que lhes era negado antes.

Posteriormente, outras leis surgiram para dar ainda mais suporte as normas constitucionais, principalmente a lei que instituiu as cotas nas empresas privadas (lei n° 8.213/91), a qual certamente é a lei mais usada para garantir o acesso ao trabalho.

Muito já avançamos para a igualdade de pessoas com e sem deficiência, porém muito ainda precisa ser feito para acabar com o preconceito e as discriminações.

Por isto, neste dia em celebramos o trabalhador, deixamos este texto para reflexão de que o trabalho é importante para qualquer pessoa. Com ele todos podem alcançar sua independência financeira e sentir-se incluídos na sociedade, além de mostrar que todos são capazes.

Para finalizar segue artigo que publicamos no jus navegandi sobre o tema:

https://jus.com.br/artigos/22468/o-mercado-de-trabalho-para-os-deficientes-visuais-nas-empresas-privadas-a-partir-da-constituicao-de-1988

 

Anúncios

Um comentário em “O trabalho é para todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s