Cidades · Lazer · Vida

Férias e Armadilhas

Em Janeiro é mês de férias e verão. E o que combina com isto tudo?

PRAIA!

Pois bem. Este é nosso tema de hoje.

Há algumas semanas atrás fomos visitar uma praia no Rio Vermelho, um bairro aqui de Salvador. A praia do Buracão. Ficamos em um lugar chamado Blue Praia Bar.

As fotos mostravam um lugar muito bonito, aconchegante e com uma bela vista da praia. Este bar não permite pessoas em trajes de banho. De fato, realmente um lugar muito bonito.

Porém, este bar tem um sério problema de acessibilidade, pois para se chegar ao bar é preciso descer uma escada bem alta, feita de madeira e que tem os degraus inclinados (meio que fica uma rampa de degraus).

Este tipo de escada é extremamente perigoso para os deficientes visuais, uma vez que fica bem complicado saber a altura exata do degrau e a inclinação dificulta seu equilíbrio.

Além disto, as caixas de iluminação da escada foram colocadas SOBRE os degraus, num canto dos mesmos, e a escada, que já é estreita, tornou-se uma armadilha maior ainda, agora não só para os deficientes visuais, mas para qualquer pessoa que tropece naqueles “armêngues”. Ficamos imaginando quantos acidentes já devem ter acontecido nesta escada. Pensem numa pessoa, um pouquinho alterada por algumas cervejas, saindo do bar, tropeçando naquelas “coisas” e rolando escada abaixo. Esta escada realmente nos assustou.

Este tipo de construção acaba fazendo com que as pessoas com alguma deficiência se sintam ainda mais excluídas e acabem por deixar de frequentar estes ambientes.

Mais uma vez voltamos à velha máxima, que é preciso que as pessoas se conscientizem que os portadores de necessidades especiais fazem parte da sociedade e devem ser respeitados, já que a eles são garantidos os mesmos direitos que aos demais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s