Cidades

Ajudando a mudar

No texto de hoje vamos tratar dos principais institutos brasileiros que dão suporte ao deficiente visual.

Os institutos ajudam de varias maneiras, eles têm professores para ensinar braile, para ensinar orientação e mobilidade, para ensinar as atividades da vida diária, para ensinar informática e muitos outros cursos que são oferecidos ao deficiente visual e até para sua família .

O objetivo dos institutos é ajudar e preparar o deficiente visual para enfrentar os desafios da vida e ser o mais independente possível.

Os principais, ou pelo menos, os mais conhecidos institutos no Brasil são:

Instituto Benjamin Constant – http://www.ibc.gov.br/

Fundação Dorina Nowil – http://www.fundacaodorina.org.br/

Laramara – http://laramara.org.br/

Eles dão excelente apoio às pessoas com deficiência visual e suas famílias.

Em alguns Estados existe também o Instituto de Cegos. Na Bahia temos o Instituto de Cegos da Bahia (http://www.institutodecegos.org.br). Pelo menos no Estado da Bahia ele é o principal responsavel pela assistência às pessoas com deficiência visual.

Sem duvidas, estes órgãos e entidades são de fundamental importância na inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade. Sem eles não teríamos base nem orientação para fazer esta inclusão.

Por isto, devemos sempre colaborar com estes institutos e fundações, seja com doações ou trabalho voluntario, fazendo com que eles cresçam e se fortaleçam cada vez mais para poder continuar a prestar um ótimo serviço a sociedade.

 

Anúncios

2 comentários em “Ajudando a mudar

  1. Conhecia apenas o Benjamin Constant, inclusive meu tio-avo trabalhou la como voluntario por muito tempo! Mas eh bom saber que alem dele existem outras entidades de apoio ao deficiente visual. Se estivesse no Brasil, gostaria de fazer o mesmo. Acho que eh obrigacao do Estado e da sociedade como um todo apoiar tais entidades, pois a inclusao social eh fundamental.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s