Debate · Vida

Direito de ser igual

Trazemos hoje um assunto que acreditamos não ter sido muito divulgado.

Recentemente descobrimos, na Internet, uma reportagem contando sobre uma mãe que entrou na justiça para que o passaporte do seu filho, que é deficiente visual, não estivesse escrito “menor não alfabetizado”.

Marlúcia Evaristo Almeida, mãe de Luis Felipe, decidiu realizar o sonho do filho que deseja conhecer a Disney. Para isto, foi atrás dos documentos necessários, entre eles o passaporte, mas para sua surpresa, ao receber o passaporte do filho, viu que nele estava escrito “menor não alfabetizado”.

No entanto, Luis Felipe frequenta a escola há oito anos e hoje cursa o 3° ano do ensino fundamental e utiliza o sistema braile para ler e escrever.

A mãe, promotora de justiça, decidiu acionar o Ministério Publico Federal para pedir que fosse disponibilizado um carimbo escrito “alfabetizado pelo sistema braille” para que todos aqueles que, embora sejam alfabetizados, não utilizem a grafia comum.

Esta noticia, sem duvida, é algo que merece ser comemorado, pois visa garantir a todos o direito de ter sua escolaridade registrada de forma correta na hora de tirar um documento tão importante quanto o passaporte. Assegura-se, assim, o direito a todos de serem tratados de forma igualitária.

Além disto tudo, o fato serve também para mostrar a todos como é difícil a vida de um deficiente no Brasil, que, mesmo nas coisas mais simples do dia a dia, tem que enfrentar situações absurdas como a acima, além de ser ter suas qualificações registradas de forma errada.

Seguem abaixo as duas reportagens sobre o assunto:

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/menino-cego-recebe-passaporte-com-carimbo-menor-nao-alfabetizado.html

http://cidadeverde.com/noticias/127716/pf-corrige-carimbo-para-cegos-em-passaportes-a-pedido-do-pi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s