Debate · Tecnologia

A tecnologia como amiga

Hoje trataremos de um assunto que é sempre bom e traz perspectivas de aumento da inclusão. A tecnologia.

Recentemente encontramos um texto muito interessante na Internet sobre um tablet que é capaz de transformar textos em braile e imagens em relevo tátil.

A tela do dispositivo, chamado de Blitab, cria pequenas bolhas líquidas para gerar texto ou imagens em braile e relevo tátil. A tecnologia também permite que arquivos de textos sejam convertidos em braile a partir de pen-drives, browsers ou etiquetas NFC – tecnologia sem fios de curto alcance que permite a comunicação entre objetos com a mesma tecnologia.

Esta é, sem duvida, uma tecnologia revolucionária que irá beneficiar muitas pessoas com deficiência visual, permitindo que elas fiquem em igualdade de condições com as outras.

Segundo a Blitab Technology, fabricante do tablet, esta tecnologia deve inaugurar uma nova era digital para os deficientes visuais e o próximo passo é criar um smartphone em braile.

Este aparelho ainda está na fase de testes e só deve ser lançado no ano que vem, a um custo de R$ 6.000,00

Apesar de considerarmos o preço caro, pois a maioria das pessoas que possuem deficiência visual são de baixa renda, não podemos negar que é um grande avanço da tecnologia e uma tentativa de igualar cada vez mais aqueles que não veem com os olhos, mas que são feitos de carne e osso, possuem sentimentos como todos e merecem ter as mesmas condições e facilidades de vida que os demais.

Anúncios

2 comentários em “A tecnologia como amiga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s