Arte · Cidades

Arte para todos

Hoje trazemos uma reportagem bem interessante que descobrimos um dia destes na Internet. Quadros táteis.

O Museu do Prado, em Madri, criou uma exposição voltada para as pessoas com deficiência visual chamada Hoy Toca El Prado. Com isto os visitantes podem “sentir” os quadros, tocando-os para “ver” alguns dos quadros mais famosos da humanidade.

As reproduções são resultado de um novo processo de impressão desenvolvido por pesquisadores espanhóis, chamado Didú. No processo, os objetos físicos que “saltam do quadro” são construídos a partir de um método semelhante ao usado por uma impressora 3D, mas utilizando uma nova técnica química.

O resultado final é uma versão bastante similar às obras originais, mas com a diferença de que as replicas podem ser tocadas por pessoas que “veem” com as mãos.

Atitudes como esta nos mostram que existem pessoas preocupadas em difundir a arte e a cultura para todos, sem excluir aqueles que são considerados “diferentes”.

Exemplos assim devem ser seguidos e multiplicados para garantir que todos tenham acesso, de fato, a todo tipo de arte, e mesmo aquelas consideradas artes visuais podem ser adaptadas para atender a quem não pode “ver”.

Segue o link da reportagem completa:

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/deficientes-visuais-sentir-quadros-famosos-846301.shtml?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel

Anúncios

Um comentário em “Arte para todos

  1. Lindo isto Amanda.Ainda bem que as pessoas estão conscientes do potencial que existem nesta categoria de pessoas. O ver pelas mãos enxergam coisas mais que o ver pelos olhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s