Debate

tecnologia as aveças

Hoje vamos falar sobre um projeto de lei que está sob analise na Câmara dos Deputados. Trata-se do P.L. 104/15 de autoria do deputado Alceu Moreira (PMDB/RS) que proíbe o uso de equipamentos eletrônicos nas salas de aula do ensino básico ao superior em todo país.

É certo que, hoje em dia, com toda a tecnologia e informação que podemos obter a qualquer momento, isto sem duvida atrapalha muito o desenvolvimento e concentração dos alunos na execução dos trabalhos em sala de aula.

Porém, é necessário que se tenha bom senso na hora de se proibir tais aparelhos, pois é preciso lembrar que algumas pessoas necessitam destes equipamentos para acompanhar as aulas.

Como exemplo podemos falar das pessoas que possuem deficiência visual e que utilizam notebooks com ledores de tela para fazer anotações das aulas e, ultimamente, para leitura de apostilas digitalizadas. Assim como estas pessoas com deficiência visual, outras pessoas por outras tantas necessidades podem precisar utilizar equipamentos elétrico-eletrônicos, e essas necessidades devem ser consideradas.

Acreditamos que deve haver um equilíbrio entre a invasão do mundo da tecnologia nas salas de aula, que tira a concentração e prejudica o aprendizado dos estudantes, com as necessidades especificas de certos alunos no aprendizado. Temos que entender que a tecnologia pode ser útil e, às vezes, indispensável para o próprio aluno.

Então, a melhor solução para esse problema que afeta os professores, pais e a sociedade de modo geral, é equilíbrio e bom senso para analisar cada situação individualmente e não a generalização que muitos dizem ser o único meio de controlar a nova geração viciada em tecnologia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s