Debate

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Dia internacional da pessoa com deficiência
Dia internacional da pessoa com deficiência

Olá. Desculpem a demora em escrever. Tive alguns contratempos, mas hoje vim aqui para falar do Dia Internacional Da Pessoa Com Deficiência, que é comemorado no dia Três de Dezembro. Bom, vamos lá.

Este dia foi instituído pelas Nações Unidas a partir do dia 03/12/1998, para celebrar os avanços que foram obtidos, bem como para tentar promover uma maior compreensão dos assuntos, concernentes às pessoas com deficiência.
Este dia também foi criado para tentar promover uma maior compreensão pelas demais pessoas de que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência também são indivíduos e possuem dignidade e direitos.

É verdade que houve muitos avanços para iguala-las as demais pessoas, tais como a lei que permite a entrada de cão-guia em lugares públicos e privados, a lei de cotas em concurso publico que garante no mínimo de 5%, além da nova lei complementar 142 de 2013 que regulamentou a aposentadoria da pessoa com deficiência, a qual já estava prevista na Constituição Federal no art.201 §1°.

No entanto, ainda há muito a se fazer para que realmente possamos falar em inclusão e respeito. Ainda temos ruas esburacadas, pessoas com preconceito, desrespeito as leis existentes, e tantas outras dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam todos os dias.

Outra coisa que me deixa muito triste é relacionada ao esporte paraolímpico. Por exemplo, houve uma copa mundial de futebol de cinco (o futebol de cegos) no Japão e se não fosse a Internet e a pagina do Comitê Paraolímpico Brasileiro não seria possível acompanha-la e ver o Brasil vencer a Argentina na final, tornando-se tetracampeão. Não houve nenhum tipo de transmissão pela televisão. Isto também ocorre com outros eventos esportivos, como as Paraolimpíadas Escolares e até mesmo as Paraolimpíadas, onde é sabido que, nestes eventos, os atletas brasileiros tem um desempenho muito superior aos atletas sem deficiência.
Toda conquista é muito importante e é, certamente, um passo necessário e que traz mudanças e novas ideias para a sociedade. Estas conquistas devem ser comemoradas, pois estas ocasiões têm grande significado e grande importância.

Também esperamos que comemorações não se concentrem num só dia, pois, assim como o Dia Das Mães, que deveria ser comemorado todos os dias (já que ser mãe é um desafio diário), deve-se pensar da mesma maneira com relação à pessoa com deficiência, que luta diariamente por mais respeito e dignidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s