Debate

Educação para todos

No post de hoje falo de um dos maiores absurdos que já vi na vida e que viola inúmeros direitos previstos na Constituição Federal, como o da dignidade da pessoa humana (art.1° III CF/88), direito a não discriminação (art. 5° CF/88) e o direito a educação (art. 6° CF/88).

Falo sobre o fato de as escolas particulares cobrarem uma inacreditável “taxa extra” para aceitar crianças com necessidades especiais.

Estava assistindo ao jornal “Bom Dia Brasil” na semana passada e vi esta matéria. Na mesma hora me indignei e achei um disparate total o que estava sendo mostrado.

Sinceramente, fiquei enojada com esta situação, pois mostra uma total falta de tato e sensibilidade por parte destas escolas as quais, certamente, não tem nenhum preparo para ajudar na evolução e no desenvolvimento destas crianças. Isto, além destas escolas mostrarem que não respeitam as diferenças, não toleram que seus alunos tenham algum tipo de “limitação” e acham que estas crianças não têm os mesmos direitos das ditas crianças “normais”.

Sem duvidas isto poderia muito bem ser levado ao Ministério Público, tanto estadual quando federal, para abrirem uma ação civil pública com o intuito de coibir tal ato, punir estas escolas e devolver aos pais o valor da tal “taxa” que tenham pago.
Sinceramente, é preciso que mudemos urgentemente estas ideias e atitudes preconceituosas, pois se parte da sociedade continuar a pensar e agir deste jeito, e a outra parte não fizer nada, jamais teremos a realização de todo o potencial destas crianças. Simplesmente, como sempre aconteceu, estaremos lhes dando as costas, não acreditando nelas.

Segue o link para o vídeo com a matéria do “Bom Dia Brasil”:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/escolas-particulares-do-ceara-cobram-taxas-extras-de-alunos-com-necessidades-especiais/3220483/

Anúncios

4 comentários em “Educação para todos

  1. Que absurdo!!!
    De fato e um motivo pra acao no MP.
    Espero que esse despreparo venha de escolas menores, e nao dad escolas de ponta no estado.

  2. Concordo com desajustes com as leis e preceitos fundamentais, todavia, deixo aqui uma pergunta de tanta importância quanto : será que os atuais professores têm preparo suficiente para receber, cuidar e educar uma criança com limitações ?? Pq eu não deixaria qualquer professor diariamente com meu filho não. Será que a taxa cobrada não é retornada para fins de contratar um profissional habilitado para isso ?

  3. É o que o sindicato diz, mas esta errado que os professores tem que ser sim capacitados, por isso, fizeram ensino superior e tal. O que não pode haver essa discriminação e os pais dessas crianças serem obrigados a pagar um valor maior wue os demais alunos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s