Cidades · Debate

Carnaval para todos

E o carnaval chegou. Tempo de alegria e diversão para todos os gostos.  Axé em Salvador, frevo no Recife e samba no Rio e São Paulo. Certamente é tempo de muita alegria e muita felicidade para muita gente.

Mas o carnaval é realmente isto mesmo.  Tempo de alegria e diversão para muitas pessoas, mas não para todos.  Se o carnaval fosse mesmo universal, as diferenças e as necessidades de todos seriam respeitadas.

Acho muito difícil que um cadeirante ou um deficiente visual consigam sair ”atrás” dos trios elétricos em Salvador ou nos blocos e escolas do Rio e São Paulo. Devido não só a condição das vias e calçadas, mas, principalmente, por causa da multidão que se forma nestes eventos. Isto certamente dificulta a inclusão destas pessoas no carnaval.

Parece que desde 2011 na Sapucaí no Rio as pessoas com deficiência visual tem narração de áudio sobre o desfile que esta acontecendo com detalhes de cores, figurino e tudo que precisam para entender o que esta acontecendo.

Algumas escolas de samba também começaram um processo de inclusão destas pessoas com necessidades especiais nos desfiles. Isto mostra uma tentativa de inclusão no carnaval.

Espero que em breve tenhamos um carnaval muito mais inclusivo e onde todos, independente de possuírem ou não alguma deficiência, possam realmente curtir o carnaval, seja com samba, axé ou frevo.

Anúncios

2 comentários em “Carnaval para todos

  1. Amanda, na segunda-feira passou no Bom Dia Brasil uma pessoa com deficiência visual que desfilou na Império da Tijuca. O nome dela é Márcia Costa. Veja se tem a matéria no Youtube ou na Globo. Foi bem bonito vê-la na tv arrasando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s