Cidades · Debate

O Brasil e a copa do mundo

2014 mal começou e o mês de janeiro já está passando como um foguete. Logo estaremos em Junho, se continuar deste jeito. E o que tem em Junho? São João? Corpus Christi? Sim, mas o principal certamente será a copa do mundo de futebol.

Este certamente será o maior evento do ano no nosso país (para muitos, maior até mesmo que as eleições para presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais), principalmente porque como a copa do mundo será disputada “em casa”, a pressão certamente será muito grande para não se repetir o que aconteceu na copa de 1950.

No entanto, tenho minhas duvidas se deveríamos estar realizando este evento no Brasil, levando em conta os tantos problemas que temos por aqui e que certamente todos nós estamos cansados de saber. Além do fato obvio de que a construção e/ou reforma de estádios traz sério questionamento de quais são nossas prioridades.

Será que o lazer e a diversão estão acima da saúde, da educação e da segurança? Não creio.

Outro problema que me chama atenção e agora falo especificamente é com relação à mobilidade urbana das pessoas com deficiência, já que todos sabemos que na maioria das cidades-sedes não existe nenhum tipo de política voltada para a real inclusão destas pessoas na vida daquelas cidades. Pergunto-me como um cadeirante fará para pegar um ônibus, já que nem todos estão adaptados e os que estão nem sempre funcionam. Sem contar o fato da falta de organização e da falta de pontualidade destes ônibus. Ou como um cego andará com segurança pelas ruas já que as calçadas não são cuidadas adequadamente e carros e donos de bares insistem em desrespeitar o pedestre parando ou colocando carros e mesas nas calçadas? Certamente isto só irá aumentar no período da copa, prejudicando ainda mais a locomoção destas pessoas.

Outro ponto muito negativo é o fato de que por causa dos jogos haverá muitos “feriados”, o que certamente prejudicará a economia (comercio e indústria), já que muitas empresas terão que dispensar seus funcionários nos dias dos jogos do Brasil e quando houver algum jogo na sua cidade. Abaixo mostro um exemplo de como ficará o mês de Junho para Salvador:

Feriados de Salvador junho 2014
Feriados de Salvador junho 2014

Até mesmo um ponto um pouco mais positivo, a meu ver, que seria a reforma e ampliação de muitos aeroportos (que necessitam com urgência destas melhorias) não está saindo como deveria, uma vez que muitas obras estão atrasadas e algumas sequer ficarão prontas para o evento. Sem falar nos estouros de orçamento e na corrupção generalizada.  Isto mostra mais uma vez a falta de organização e planejamento nos nossos governantes.

Mesmo com todas estas questões não podemos mudar o fato de que a copa do mundo será realizada dentro de menos de cinco meses, e só nós resta esperar que estes problemas sejam minimizados, que nenhuma catástrofe ocorra e que tenhamos um evento com um mínimo de conforto, ordem e organização.

Pois, apesar de tudo isto, eu sou brasileira e torço para Brasil ser hexa nesta copa.

 

Anúncios

2 comentários em “O Brasil e a copa do mundo

  1. Verdade absoluta, querida. O Brasil, na minha opiniao, tem outras coisas mais urgente spars dedicar seus investmentos do que a Copa.
    Nao que eu nao goste da Copa e de assistir os jogos, mas com educacao precaria, saude publica aos cacos, falta de acessibilidade, transporte publico vergonhoso, construir estadios me parece uma bobagem.
    Mas agora e tarde pra reclamar, como vc disse a Copa esta Qse ai!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s