Cidades · Debate

Protestos

Oi gente. Hoje vou falar com vocês de um tema que, num primeiro momento, não parece ter nada diretamente relacionado com as pessoas com deficiência visual, mas, se prestarmos mais atenção, é um assunto que tem, sim, relação.

No último mês de junho o Brasil viveu uma serie de protestos. E os protestos foram por diversos motivos como melhoria na saúde, na educação, nos transportes públicos e outros problemas que o Brasil enfrenta.
No entanto, pelo que pude perceber, não tinha nenhuma pessoa com alguma necessidade especial, e mesmo as pessoas ditas “normais” que estavam lá protestando, não pensaram em protestar para garantir os direitos das pessoas com necessidades especiais. Claro que ter saúde, educação, transporte público de qualidade é importante e necessário para que a população tenha uma melhor qualidade de vida, mas e os direitos daqueles que tem alguma necessidade especial?

Porque não protestam por transporte que atenda a todos, inclusive, os cadeirantes e deficientes visuais? E porque não fazer protestos não só por uma boa educação, mas por uma educação inclusiva que atenda também as pessoas com necessidades especiais? Assim, realmente todos teriam uma melhor qualidade de vida e condições iguais para se sentirem realmente parte da sociedade.

Onde estão os órgãos que dizem ajudar os que têm alguma necessidade especial? Não seria uma boa ideia que eles se juntassem para protestar e pressionar os órgãos públicos? Eu me pergunto por que os institutos de cegos dos estados não se juntam para protestar e dar melhores condições de vida e independência plena e verdadeira aos deficientes visuais.

Não quero dizer que não devemos protestar por outras coisas que não atinjam as pessoas com alguma deficiência, mas, que quando os assuntos são de interesse comum, as necessidades dessas pessoas devem ser levadas em conta também. Aproveito para ressaltar que o protesto feito pela população, de forma pacifica, é sempre valido e não podemos deixar que se transforme em vandalismo e destruição de propriedade alheia.

Sinceramente, eu fico me perguntando por que as pessoas, quando protestam e reivindicam seus direitos, não pensam realmente em todos que fazem parte da sociedade. As pessoas parecem ainda não ter realmente entendido que todos fazem parte da sociedade, inclusive aqueles que possuem alguma necessidade especial.

Infelizmente, a frase que ouvi anos atrás e que diz que o mundo não é feito para aqueles que possuem uma necessidade especial, mostra-se, cada vez mais, verdadeira, contrariando a ideia de que as pessoas devem pensar o mundo acessível a todos, pois, desta forma, todos teriam seus direitos e suas necessidades atendidas.

Anúncios

2 comentários em “Protestos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s