Cidades · Debate

Viajando

Oi, gente. Hoje vou falar com vocês sobre a viagem que fiz para o interior de São Paulo chamada Lorena no final do mês de Junho. Foi uma viagem ótima, pois pude relembrar e revisitar a cidade, já que a última vez que eu tinha estado lá foi há anos atrás.

A cidade não estava muito diferente do que eu lembrava, porém na época eu a via com olhos de criança e não percebia algumas coisas que pude ver desta vez e que agora vou compartilhar com vocês.

A primeira coisa que pude reparar é como a cidade é limpa. Você não vê lixo na rua e na praça tem sempre cestas de lixo para evitar que a cidade fique suja. E vamos combinar que uma cidade limpa é muito melhor para a gente viver, não é?

Depois eu reparei que, apesar de a cidade não ter muitos sinais de trânsito (agora eu não me lembro de ter visto nenhum na verdade), os motoristas param para você atravessar. Achei incrível que, quando eles percebem que você precisa atravessar, eles param e fazem sinal para você atravessar.

Sinceramente para mim é incrível ver que ainda existem pessoas educadas que sabem respeitar o outro. Se você tentar atravessar a rua aqui em Salvador de duas uma, ou você é morto ou vai morrer de tanto esperar. Eu fico imaginando onde foi parar a educação dos motoristas que não param para os pedestres passarem. E eu fico pensando porque lá existe toda esta civilidade. O que eles têm que a gente não tem?

E por fim notei que, apesar de o calçamento ter alguns problemas e a rua ser feita de paralelepípedos, não tem muitos buracos e na maioria das calçadas tinha uma rampa de acesso, o que mostra a ideia de uma tentativa de acessibilidade.

No mais, o que posso dizer é que gostei muito da viagem e pude aproveitar para descansar e curtir um friozinho (se bem que tinha dia que estava frio até demais, hehehe). E fico me perguntando o que será preciso para que possamos fazer as pessoas entenderem e respeitarem as diferenças e assim, perceberem que a ideia da acessibilidade na verdade é o modo que temos para mostrar e garantir o direito de viver com a igualdade que nunca nos permitiram ter.

6 comentários em “Viajando

  1. Se voce gostou da viagem, saiba que eu gostei muito mais, por ter voce junto comigo. Agora, eu sei que seu blog é serio, mas voce poderia ter falado sobre nossas experiencias culinarias. Pastel de palmito, esfiha e pizza brotinho da pastelaria do chines são imbativeis. E o queijinho mineiro? Vontade de voltar.
    Beijão.

  2. É eu acabei me concentrando em falar da acessibilidade e os assuntos voltados para os deficientes visuais que acabei esquecendo. Mas certamente são todos imbatíveis. E com certeza quero muito voltar.
    Beijos

  3. Fico mto feliz de vc ter aproveitado tanto a estadia! Viajar sempre abre para nos novos horizontes, apresenta novas realidades, e cada lugar com suas peculiaridades tem sempre um encanto que nos cativa.
    Pelo visto Lorena tem mtos encantos! E parece ser um lugar onde a civilidade ‘e muito bem praticada, o que faz falta nas grandes cidades. Talvez pela atmosfera de interior, da maior proximidade entre as pessoas, isso seja possivel!

    Adorei o texto!!!!

  4. Obrigada Gabi.pois é, a cidade é muito encantadora sim. E eu aproveitei bem. É essa ideia de ser uma cidade do interior e por isso ser mais civilizada me passou pela cabeça.
    Saudades amiga.
    Beijos

  5. Gostei muito do texto e da sua forma sensível de ver Lorena. Depois de ler o que escreveu, fiquei até com vontade de voltar lá. Continue postando as suas impressões do mundo. Beijos,

Deixe um comentário

