Debate · Vida

Tecnologia

Hoje vou tratar com vocês de assunto que acho que vocês não devem ter conhecimento, mas que é algo muito comum no mundo dos deficientes visuais. Eu já falei aqui com vocês sobre os programas que os deficientes visuais utilizam para ter acesso ao computador e a internet. Hoje vou falar sobre o sistema que os deficientes visuais usam para conseguir ter acesso ao celular. O sistema TALKS.

Esse sistema foi criado assim como os sistemas para os computadores para auxiliar os deficientes visuais e darem a eles uma maior independência. Esse sistema de tem com principio a mesma ideia dos usados para os computadores, ou seja, ele ler tudo que esta na tela do celular, assim com mensagens, agenda, e o próprio teclado do celular.

Esse sistema foi criado inicialmente para celulares nokias dos modelos hoje considerados ultrapassados pelos padrões de celular que temos hoje. No entanto, esses “antigos” aparelhos são muito utilizados pelos deficientes visuais que precisam deles para ter mais independência.

Como disse o nome desse sistema é talks. O Talks é um software desenvolvido pela empresa americana Nuance, que ao ser instalado em um aparelho com o sistema operacional Symbian pode ser capaz de como eu disse ler mensagens, agenda e outras coisas. E isso é feito atravez de de um sintetizador de voz. O Nuance Talks pode ser instalado em alguns modelos de celular que utilizam o sistema operacional Symbian. A maioria desses celulares são das séries 60 e 80 da Nokia.

Hoje em dia estão começando a tentar colocar essa tecnologia em celulares considerados mais modernos pelos padrões atuais do mercado. Um bom exemplo é que alguns celulares com tela tuch scrin ou celulares smarttphone já são compatíveis com esse sistema ou com algum outro sistema parecido com o talks. Além do fato de que os aparelhos da APPLE e desta forma o Iphone tem acessibilidade e possuem um sistema de sintetizador de voz o que desta forma permite que os deficientes visuais possam adquirir celulares mais modernos e atuais e ainda assim, poderão manter sua independência.

É bom lembrar também que é preciso adquirir uma licença para usar o talks. Pelo que sei essa licença é conseguida pelo Bradesco. Porém no site a seguir explica melhor tudo do sistema: http://www.laratec.org.br/Talks.html
No site da vejam.com.br (http://www.vejam.com.br/talks) tem uma lista de celulares compatíveis com o sistema talks. Se você quiser consuta-la para saber em detalhes quais aparelhos podem ser utilizado esses sistema. Porém, como já tenho dito são celulares antigos e alguns provavelmente não são nem mais fabricados.

Espero que tenham gostado deste post. E que ele tenha ajudado você a conhecer um pouco mais sobre o mundo dos deficientes visuais.

Exemplo de celular com sistema talks
Exemplo de celular com sistema talks

Anúncios

4 comentários em “Tecnologia

  1. Que legal. Amandinha!
    Eu não conhecia o Talks.
    Acho ótimo que estejam desenvolvendo uma versão mais moderna, pois a atualização é fundamental sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s