Vida

Respirando novos mares

Olá gente! Desculpem a demora em postar, mas o ano de 2013 começou agitado para mim.

No período de 29/01 ate 05/02 eu me ausentei para fazer uma viagem num navio, costeando as principais cidades do Brasil. A viagem foi incrível, muito divertida e cheia de coisas boas. Enquanto estava lá observei muito a questão da acessibilidade e agora vou comentar aqui com vocês minhas impreções.

Em primeiro lugar tenho que dizer que o navio é bastante acessível. As informações mais importantes estão todas também em Braille, inclusive nos corrimões das escadas e nas portas de todas as cabines, sem contar que também estão nos elevadores.

Outra coisa bem curiosa é o fato de que no navio só existe escadas onde é absolutamente necessário. As maiorias dos espaços são totalmente planos, o que sem duvida ajuda muito na locomoção das pessoas com necessidades especiais.

Também é possível pedir com antecedência cardápios em Braille para o deficiente visual consultar para o almoço e jantar, assim como o jornal diário entregue nas cabines, onde mostram toda a programação do dia seguinte. O que certamente mostra com há uma grande inclusão dessas pessoas na vida a bordo.

A única coisa que tenho a reclamar é que as maiorias das atividades que são oferecidas a bordo não permitem a inclusão dessas pessoas, pois as brincadeiras feitas pela equipe de animação não são adaptados para permiti a inclusão dos deficientes visuais, assim, como as apresentações no teatro também não permitem tão inclusão, já que tem muitos efeitos visuais o que certamente impossibilita uma real inclusão dessas.

A pesar dessas questões o navio superou muito minhas expectativas em relação a acessibilidade para os deficientes visuais, ao menos, no que se refere a questão de locomoção a bordo e na autonomia dessas pessoas para fazer suas escolhas durante suas refeições a bordo. Isso mostra que é possível uma convivência entre todos, dando independência e liberdade a todos para fazer suas escolhas no navio.

4 comentários em “Respirando novos mares

  1. O melhor do passeio de navio foi ter voce ao meu lado. Beijão e muitas margueritas prá voce! (com sal)

  2. Fico feliz de vc ter vivido uma experiência tão positiva no navio!
    🙂
    Agora fui eu quem ficou com vontade de fazer um cruzeiro!

Deixe um comentário

