Vida

Fique Ligado

Oi gente! Primeiro quero pedir desculpas pelo meu sumiço é que esse segundo semestre do ano eu comecei a fazer o TCC  ( trabalho de conclusão de curso ) na faculdade ai fiquei totalmente sem tempo de escrever pra vocês. Mas tudo isso passou e agora estou de volta!

Hoje quero falar com vocês de um assunto diferente, mas que é extremamente importante e quase ninguém pensa nisso. Não sei se vocês estão lembrados, mas eu coloquei aqui no blog um post em abril chamado “FIQUE ATENTO” onde eu dava dicas para você se se identifica para uma pessoa cega ou com baixa visão. Pois bem, hoje eu vou falar de como você deve guiar uma pessoa cega ou com baixa visão.

Depois de você se identificar e dizer da onde conhece a pessoa você provavelmente vão da uma volta pelo local por isso algumas coisas precisam ser ditas. Primeiro coloque seu braça dobrado em noventa graus para que a pessoa possa colocar sua mão no seu ante barco e deixe-a sentir o seu corpo, fique um pouco mais a frente que a pessoa já que ela sente os movimentos do seu corpo pelo seu braço. Lembre-se sempre de avisar sobre obstáculos como escadas, buracos, postes e etc. Quando se tratar de uma pessoa cega diga sempre a ela quando for preciso que você desfaça da posição do braço dobrado por algum motivo, também se recomenda que diga a pessoa com baixa visão dependendo do quanto de visão que ela tenha, se for muito pouco é provável que ela só veja borrões e não veja o motivo que levou você a soltar o braço. Então por via das dúvidas avise sempre quando precisar soltar o braço tanto quando se tratar de pessoa cega ou com baixa visão. É o mais correto.

Algumas pessoas com baixa visão em alguns lugares específicos como: escola/faculdade/trabalho e outros lugares que freqüentam com mais freqüência já conseguiram memorizá-los e por isso provavelmente dispensarão essa ajuda, mas é sempre bom perguntar pra ter certeza que esta tudo bem com elas.

É sempre bom lembrar que você é o guia da pessoa cega ou com baixa visão, então você deve ter sempre cuidado e atenção para garantir sua segurança, principalmente em lugares muito movimentados e cheio de gente. Nesses lugares sua atenção deve ser redobrada e mesmo as pessoas que tem certa independência, mesmo nos lugares já bem conhecidos por elas quando o lugar estiver muito cheio ou muito movimentado é melhor dar o braço para elas para garantir sua segurança.

Pessoa ajudando um cego.

Espero que vocês tenham gostado desse post que traz um assunto diferente do que trago aqui e pouco conhecido pela maioria das pessoas. E se você quiser ver um vídeo que também fala sobre isso é só acessar: http://www.youtube.com – Convivendo com as Diferenças – Cegos – TV Câmara. Em breve tarei outros assuntos para vocês aguardem.

Anúncios

14 comentários em “Fique Ligado

  1. Mandica. Dicas muito boas. Gostei do texto e dos resultados na faculdade. Um Natal muito alegre, cheio de presentes e boas surpresas para voce. Lembro-lhe que, apesar do tempo ser pouco, Papai Noel continua esperando sua cartinha deste ano. Beijão.

  2. Oi, querida!
    Adorei o post! Eu já conhecia a maioria das dicas, mas é sempre bom divulgar esse tipo de informação pra as pessoas terem conhecimento.
    Afinal de contas, nada melhor do que saber ajudar da forma correta.

    Bjs!!!!

  3. Massa o post, Amandinha! Muitas vezes, a gente quer ajudar, mas não sabe como, ou por não ter informação, acaba por atrapalhar mais do que o contrário. É muito importante sensibilizar as pessoas para esses cuidados. Fico feliz por sua iniciativa!

  4. Adorei o blog e principalmente o texto!! Muito importante essas dicas todas!! Conscientizando as pessoas as coisas da vida vão, aos poucos,melhorando!! ótimo trabalhoo!! Beijos

  5. Amandinha,

    Parabéns pela sua iniciativa. É sempre bom ter um lugar com dicas assim, que auxiliam o dia-a-dia de quem quer ajudar e de quem precisa der auxiliado.

    Show o blog.

    Beijos,

    Bárbara

  6. Amandinha, ameii seu blog e adoreii o post, muitoo bom mesmo!! Já botei seu blog nos favoritos aqui no computador!! Beijoos

  7. Adorei o post Amandinha! Esse tipo de informação não anda na mídia com a frequência que merece, seu blog tem uma função muito importante. Até porque cada um que lê e apreende essas informações acaba se tornando um agente multiplicador de tudo o que você nos ensina aqui. Parabéns!

    Beijos,
    Amanda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s