Debate · Vida

Fique Atento

Hoje vou escrever aqui um post diferente para você. Vou tratar de um assunto que imagino ser totalmente desconhecido para vocês. Hoje falarei da questão do reconhecimento de uma pessoas por pessoas com necessidades especiais (visuais).

Acredito que vocês já devem ter parado para pensar porque tal pessoa não me reconheceu na rua quando falei com ela não é mesmo? Isso inevitavelmente vai acontecer com qualquer um de nos pelo menos uma vez na vida tenham certeza disso, mas eu quero que vocês parem para pensar se isso acontece com pessoas que não enxergam ou enxergam pouco. Bom para aqueles que não enxergam, eu não preciso nem comentar que ela jamais ira reconhecer uma pessoa pela fisionomia certo? Quanto, ao que se refere aqueles que enxergam pouco (os com baixa visão) vai depender do quanto de visão eles tem.

Eu quero que vocês pensem que uma pessoa que enxerga pouco por mais que enxergue alguma coisa ainda assim é muito difícil reconhecer pessoas por fisionomia já que é difícil eles perceberem detalhes pequenos como cor de olho, cabelo ou coisas nesse sentido. As poucas coisas que eles conseguem perceber são: Altura (bem característico muito alto ou muito baixo), cor de pele (vale a mesma idéia da altura) e/ou outras coisas que diferenciam bem as pessoas. A maior parte das pessoas que tem baixa visão acaba usando o mesmo modo das pessoas cegas para reconhecer as pessoas que é através da voz ou de um perfume bem característico e marcante, porém, para conseguir isso eles precisam ter bastante convivência para que consigam memorizar as sutis diferenças de timbre da voz de cada pessoa para conseguir reconhecê-las sem erros.

Dessa maneira quero dar um conselho para vocês, quando vocês encontrarem algumas pessoas cegas ou com baixa visão se identifiquem para eles. Digam quem são vocês e de onde ela o conhece. EXEMPLO: OI SOU ANGELICA A GENTE É COLEGA DA ESCOLA/FACULDADE/TRABALHO. Assim, elas vão se lembrar de quem é você e ninguém fica sem jeito. Tenham certeza que isso ira funciona mesmo e ajudara a todos.

Espero que vocês tenham gostado desse post diferente da maioria que já publiquei aqui no blog. E tenham ajudado vocês a conhecer mais um pouco as dificuldades dessas pessoas e com essas dicas vocês possam ajudá-las a não se sentirem tão sem jeito na hora de cumprimentar alguém.

21 comentários em “Fique Atento

  1. Mandica,
    Ótima ideia a sua de comentar sobre este assunto. E o conteudo e texto também estão excelentes. Espero que voce continue incluindo artigos deste tipo no seu blog.
    Beijão!

  2. Uma excelente dica!! Vai além do enxergar ao meu ver. Passa pela atenção e cuidado que as pessoas possam ter umas com as outras e em especial para quem é mais especial ainda. Especial, queridas… muito bom.

    Cassia Tanos Barros

  3. Amanda, quero dizer que figuei muito feliz de conhecer seu Blog ( obrigada a seu pai que me enviou) fico orgulhosa de ver uma meninha que vi nascer, se tornar uma mulher interessante, engajada, que se posiciona, com capacidade de se indignar. Parabéns pelo seu Blog querida. É uma pena que nos vemos tão pouco. Coisas da vida. Vocês são muito queridos. Bjus. Tia Cássia

  4. Aê, Amandinha!

    Muito bacana o post, principalmente por tratar de um assunto que não é muito discutido.
    Confesso que não havia pensado a respeito antes de ler o que você escreveu.

    Valeu!

  5. Oi, amiga!!!!
    A 1ª vez q eu pensei nisso foi logo qdo a gnt se conheceu e vc adoru um colar q eu tnha com um “G” bem grande, e vc disse q ia ser ótimo se todo mundo usasse um colar com a inicial, pra ajudar vc a saber quem é quem.
    Nesse dia eu comecei a entender como era mais difícil pra vc identificar as pessoas.
    Achei suas explicações nesse post ótimas, e me fizeram pensar sobre coisas bem interessantes… Mas isso eu conto pra vc dp 😉

    Mil bjs!!!!

  6. oi manda

    tem um tempinho que eu não passo aqui
    só blog da lindo, e os temas maravilhosos
    continuei assim
    bjs
    Lua

  7. Amandinha,
    Adorei o post…achei super interessante!!! Nos ajuda a entender melhor como é a percepção que vcs têm do mundo e das pessoas!! E fica tb a dica para evitar constrangimentos…rs!!!
    Bjs pra vc minha amiga

  8. Ótima dica!!! Realmente, poucas pessoas ficam atentas à isso ou cultivam esse hábito.
    Se você não tivesse me falado, eu juro que demoraria um pouco para me tocar. Bom que agora, depois do seu alerta, a internet já está mais instruída!
    Um beijo Amandinha! adorei o post!

  9. Oi Amanda. Obrigado pela dica. Nunca te parado para pensar sobre isso. Te admiro muito. parabens!
    Bjos.

  10. Oi colega =) como já havia comentado com você, seu blog é muito interessante e tem uma função social tremenda… gostei muito desse post! Particularmente, eu ainda não havia pensado em como esse cuidado na hora de se identificar é importante. Beijos e continue escrevendo, virei fã!

Deixe um comentário

