Debate · Vida

Cuidado

Hoje vou aborda um tema diferente, vou falar aqui sobre os cuidados que devem ter para que as pessoas cegas ou com baixa visão sintam-se seguras e protegidas, sem tira-lhes a idepedência que é muito importante para elas. Vou começar falando sobre as pessoas cegas.

Para deixar uma pessoa cega protegida na sua casa mantenha as portas totalmente abertas ou totalmente fechadas, evite também colocar tapetes escorregadiços, também é preciso deixar coisas de quebrar longe da beira dos móveis e estes devem ter suas pontas arredondadas, jamais mude as coisas do quarto de uma pessoa cega sem que ela esteja presente, já que elas decoram os locais onde colocam seus objetos principalmente os pessoas como: relógio óculos, perfume, escova de cabelo e de dente etc. Na rua mantenha a pessoa sempre ao seu lado, mas um pouco atrâs de você e ela deve esta segurando seu braço ou ombro, você não precisa fica avisando toda hora sobre degraus, pois o movimento do seu braço ira indicar o que a pessoa deva fazer, mas fique sempre atento para desviar a pessoa de buracos, postes ou qualquer obstaculos, mesmo e principalmente se a pessoa não estiver usando a bengala.

No caso das pessoas com baixa visão algumas coisas são parecidas, por exemplo: Na casa deve-se evitar colocar coisas que quebram perto das beirada dos móveis e estes de preferência devem ser arredondados, não deve colocar tapete que escorregue, no quarto você pode mudar alguns objetos do lugar onde a pessoa deixou, mas não coloque em lugares muito altos ou com uma visibilidade ruim e você deve avisá-la sempre que fizer a mudança indicando onde colocou o objeto. Na rua você deve proceder da mesma maneira que procederia com uma pessoa cega, a menos que já seja um local conhecido pela pessoa e que você saiba que a pessoa se sente segura e tranqüila naquele local.

Quando estiver na rua e encontrar uma pessoa cega que parece precisar de ajuda aproxime-se e se apresente pergunte se ela quer ajuda, se ela disser sim lhe ofereça o braço ou o ombro e a ajude, depois deixe-a em um local seguro, avise que já terminou e se despeça. Você deve fazer a mesma coisa para uma pessoa com baixa visão.

Existem vários vídeos no Youtube que ensinam outras coisas que devemos usar para ajudar essa pessoas. Esses vídeos podem ser úteis para você ajudar seu irmão, sobrinho, amigo ou alguém que peça sua ajuda. Espero que com essas dicas, com os vídeos e com boa vontade espero que tudo da certo.

É sempre bom lembrar que os órgãos públicos devem fazer sua parte para ajudar essas pessoas, e que existem algumas leis para garantir isso, mas isso é assunto para outro post que irei divulgar aqui nos próximos dias.

Anúncios

Um comentário em “Cuidado

  1. Amiga, semestre passado eu ajudei um moço cego lá na Central, ele estava indo pro trabalho. Fomos conversando e ele me disse q trabalha no hopsital ali perto, vai sozinho todos os dias e o trabalho dele (revelação de raio x, eu acho) não precisa de visão. Eu segurei a mão dele, pq na época eu não sabia q bastava colocar a mão sobre o ombro.
    Ele era mto legal, a única reclamação dele era sobre os buracos na calçada, já q cada dia surge um buraco novo ele nunca sabia onde eles estavam.
    Adorei o post! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s